sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Na terceira entrevista da 3ª temporada do Fantastic Entrevista a nossa convidada é Cláudia Chéu. Estivemos à conversa com a atriz e guionista que se tornou conhecida do grande público na 3ª temporada da série "Morangos com Açúcar".

ENTREVISTA  

1 - A sua paixão pelo mundo da representação começou desde cedo, e foi no início da década de 90 que deu os primeiros passos, no grupo de  teatro "A Farra". Como recorda estes tempos? Nessa altura já sabia que era isto que queria faz para o resto da vida?
Percebi naquela altura que fazia parte daquele universo. Foi muito natural.

2 - Depois de alguns workshops e cursos de teatro, o seu curso de formação como atriz, no conservatório (ESTC) foi concluído em 2005. Acredita que a formação é tão ou mais importante do que o talento natural?
Acredito que a formação faz parte do processo artístico. Saltar esse degrau é possível, mas é preciso que seja uma opção e não um atalho manhoso.




3 - Fez algumas participações especiais em novelas da TVI, entre elas o sucesso "Anjo Selvagem". Contudo, foi na 3ª série de "Morangos com Açúcar", num papel bastante diferente do habitual, que ficou conhecida do grande público. Relembre-nos melhor as características da Dora/Pedro.
Isso já foi há seis anos, não vejo relevância em falar sobre esse assunto. Foi apenas um trabalho como os outros, apenas teve mais mediatismo.

4 - Na temporada em que participou, a série atingiu as melhores audiências de sempre. Atualmente, a série encontra-se a chegar ao fim, sobretudo devido aos fracos resultados. Como vê o fim dos Morangos?
Como o fim de qualquer produto comercial: se não rende, fecha-se a "loja". E atenção, que foi uma boa loja, que vendeu imenso.



5 - Também esteve ligada à quinta temporada da série juvenil da TVI, na direção de atores. Mais recentemente, escreveu episódios da série Velhos Amigos, da RTP1. Atriz, direção de atores, guionista... Qual das funções mais gostou e o que realmente gostaria de continuar a apostar?
Para já, não pretendo voltar a representar. Estou mais realizada em qualquer uma das outras actividades: a escrever e a encenar.

6 - Nunca mais regressou à televisão, na representação. Foi por opção própria ou por falta de convites?

Opção.



7 - Em março deste ano foi mãe de uma menina. Que balanço faz destes 5 meses ao lado da Francisca e como descreve esta experiência de ser mãe?
Estou encantada.

8 -É inevitável a associação imediata que normalmente é feita entre si e o seu marido, o também ator Albano Jerónimo, uma vez que ambos são conhecidos do grande público. Pela primeira vez, Albano Jerónimo está a representar numa novela da SIC, num dos principais papéis. Esta é a novela mais bem sucedida da SIC, desde sempre. Como vê o sucesso da produção e qual o ponto de vista do Albano?
Fiz parte da equipa que escreve "Dancin Days", o sucesso era previsível, uma vez que desde o início se apostou na qualidade do produto. 



9 - Atualmente, está envolvida em algum projeto? E no futuro, o que a espera a nível profissional?
Estou a escrever para várias publicações (Elle Portugal; Crónicas para a Cosmopolitan; revista Inútil, entre outras). Comecei a escrever um romance, vamos lá ver quando o terminarei. Em Junho de 2013, voltarei a encenar no Teatro Nacional Dona Maria II, texto da minha autoria: Violência - fetiche do homem bom. (Para saber mais sobre esta peça consulte o site http://www.teatro-dmaria.pt/pt/calendario/violencia-fetiche-do-homem-bom/)

10 - Teatro, televisão ou cinema? Se tivesse que escolher uma delas, qual seria? E porquê?
Não tenho preferência, são tudo áreas de trabalho.




FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 22
Convidado: Cláudia Chéu
Produção: André e João
Fantastic 2012

0 comentários