sexta-feira, 19 de outubro de 2012

 
Nesta edição do Fantastic Entrevista, teremos não uma, mas sim três convidadas. Teresa Queirós,  Inês Herédia e Mariana Domingues, semi-finalistas do programa "Ídolos". Cinco meses depois do final da 5ª edição, o Fantastic esteve à conversa com as três vozes do programa para perceber o impacto que o formato teve na carreira delas e o que andam a fazer neste momento. Saiba tudo, nesta edição especial da nossa rubrica.

ENTREVISTA 

Teresa Queirós 

1 - Muitos de nós constatamos que tens uma voz de facto melodiosa. Quais são os cuidados que tens com a tua voz, para nunca te falhar e continuar com essa tua característica natural? 
No dia a dia, não tenho nenhum cuidado em especial. No entanto, em alturas de espectáculos em que a voz não pode mesmo falhar, tomo algumas precauções : não apanhar frio, principalmente na zona do peito e garganta, beber chá (de perpétuas roxas, preferencialmente), resguardar a voz e, claro, aquecer a voz antes de a usar.

2-Quando é que descobriste o que é que gostavas de fazer, neste caso, cantar?
 
Eu não me lembro de não cantar. De todas as paixões que tenho, esta foi a primeira. Sempre gostei de música e de cantar, canto desde que me conheço. Contudo, embora goste de estar em palco, sempre tive um lado tímido meio escondido. Lembro-me que a primeira vez que actuei para um público tinha cerca de 4 anos, e a dada altura, a meio da música, virei-me de costas e continuei a cantar de costas para o público. Não me lembro porquê, não sei o que me passou pela cabeça naquela altura, mas lembro-me desse episódio. (risos)


 3-Que resumo é que podes fazer da tua aventura no ídolos? Sentes que aprendeste ou que não valorizaste muito a tua experiência?
O Ídolos superou as minhas expectativas, mas isso deve-se, a meu ver, quase única e exclusivamente, aos concorrentes que me acompanharam nesta aventura. Sempre pensei que o ambiente seria mais competitivo e mesquinho, felizmente não foi assim. Acho que o facto de nos darmos todos tão bem e de haver tanta entre-ajuda e companheirismo elevou a experiência a um outro nível que não existiria - nem poderia existir - de outra forma.

Quanto ao programa em si, aprendi imenso, como é óbvio; aprendi muito sobre mim tanto enquanto artista como enquanto pessoa. Para além do mais, conheci profissionais maravilhosos que admiro imenso e com quem espero vir a ter o privilégio de trabalhar, um dia.

4-Sabemos que também fazes uns trabalhos fotográficos. Para ti isso é um trabalho meramente de entretenimento ou será um projecto de carreira? 
A fotografia é outra das minhas grandes paixões. É apenas um hobbie, de momento, mas gostaria que se tornasse algo mais. Seria uma mulher muito mais realizada se conseguisse conciliar profissionalmente as minhas três áreas de eleição - música, interpretação e fotografia. Pode dizer-se que é um sonho.

5-Sabemos que fazes dobragens. Isso foi um projecto antes do Ídolos ou depois? Como surgiu o convite? Qual foi a tua reacção?
R:Eu já fazia dobragens antes de participar no Ídolos. Aconteceu quando estava a fazer uma peça, no Porto; um dos membros do elenco é o responsável pela direcção musical da produtora. Na altura ele convidou-me pra ir fazer um casting para voz cantada, mas quando lá cheguei soube que estavam igualmente a decorrer castings para voz falada. Perguntei se podia fazer, fiz o casting, eles gostaram e eu fiquei. (risos) É uma área que desde sempre me suscitou curiosidade e algum encanto e fico sempre muito contente quando penso que estou a trabalhar em algo que gosto.

Inês Herédia

1- Que resumo podes fazer de toda a tua experiência no Ídolos?
Acho sempre complicado e redutor pôr em palavras o que vivemos com o coração. Ainda estou a perceber o que o Ídolos foi na minha vida, acho que todos os dias descubro coisas novas sobre a realidade daquela experiência. Foi acima de tudo uma experiência de intensidade, encontrei-me em muitos aspectos e vacilei noutros, foi um bom exercício de auto-conhecimento, foi bom para vincar aquilo que realmente me move na vida: O palco, a minha espiritualidade e a relação com a família e amigos mais próximos.


2-Sentes que aprendeste muito?
Aprendi muito mesmo. Fui para o Ídolos com uma postura de esponja. Só queria absorver sobre o que não sabia - Nunca tinha trabalhado em televisão, e nunca tinha cantado sem ser em musicais. É muito diferente cantar na minha pele, aprendi muito neste campo. E claro que também acabei por aprender muito sobre o que achava já saber imenso! Uma experiência que traz isto, no fim, é sempre positiva!

3-Sabemos que vais para Londres. Em que é que vai consistir essa tua viagem? Para que tipo de escola vais? 
O projecto de Londres já tem muitos anos. Fiz o mestrado do Conservatório em Teatro e tenho tido aulas de canto desde os 18 anos. Optei por ganhar alguma experiência cá antes de me atirar aos "leões" e foi isso que fiz nos 2 anos. Quando me senti preparada, fui a Londres fazer audições para as faculdades de Teatro Musical (em Maio - Nesta altura já sabia que era finalista do Ídolos), assim que soube que tinha entrado na melhor, não fiz audição para mais nenhuma! Chama-se MTA. Tem um treino muito holístico e intensivo, vai desde a dança contemporânea, a Shakespeare, canto lírico, ballet, etc... Vão ser 2 anos muito intensos mas "quem corre por gosto, não cansa"!


4-Porque é que achas que a 5ª edição do ídolos não resultou muito bem em termos de audiências?
Nunca estudei a fundo a questão das audiências. Mas é um facto que o formato do programa da estação concorrente é muito consistente e vende muito bem em Portugal. Quando se põe figuras públicas em "preparos" pouco usuais, é sempre viral! Também acho que o Ídolos já está muito gasto em Portugal. Nos EUA há uma edição todos os anos, mas eles podem ter outro tipo de investimento e são um país bastante maior do que o nosso.

5-Tens tidos muitos convites? Como tem sido a tua vida depois do ídolos?
 
Tenho tido alguns convites mas só estou a aceitar as coisas a curto prazo. Vou para Londres e isso estava decidido na minha cabeça antes do Ídolos. Claro que custa dizer não a convites que me ajudavam a continuar a minha carreira como actriz/cantora, mas sei que são portas que não ficaram fechadas. Para já, vou dar um concerto de despedida antes de partir para Londres: Domingo dia 23, às 21h no Auditório da Boa Nova no Estoril. Conta com a presença da cantora Carolina Deslandes e prometo que vai ser uma noite cheia de emoções! Mais informações: https://www.facebook.com/events/143318422476665/

6-Voltarias a participar no Ídolos? 
Há um tempo na vida para tudo. A minha edição foi a 5ª, o degrau do Ídolos está subido, agora há uma escada pela frente que precisa de ser pisada! Talvez o X Factor em Londres quando por lá andar!

Mariana Domingues

1-Quando é que descobriste o que é que gostavas de fazer, neste caso, cantar? 
Enquanto divertimento, descobri que gostava de cantar tão cedo quanto descobri música. De forma mais profissional e consciente, aí foi mais tarde, talvez no meu 9º ano, em que decidi que seria a área em que queria apostar.

2-O que te levou a participar no Ídolos?
Pensei que pudesse ser uma boa oportunidade para mim, quer perdesse logo de início,quer chegasse à final, como sucedeu. Pensei para mim se estaria preparada para todas as consequências do programa e decidi que sim.


3-Porque achas que esta ultima edição não resultou tão bem em termos de audiências?
O facto de haver no canal concorrente um programa que encaixava com aquilo que Portugal queria ver.

4-Quais são os cuidados que tens com a tua voz? 
Não gosto de me permitir ser demasiado cuidadosa, porque acho que a nossa voz também necessita de ganhar resistência, mas antes de cantar faço sempre um pequeno aquecimento, tento não comer chocolate, bebidas muito quentes ou muito frias e no dia-a-dia no inverno ando sempre com uma écharpe ou cachecol.



5-Sentes que aprendeste muito? Achas que tens uma boa carreira pela frente? 
Sinto que foi um grande período de aprendizagem. Deu-me a conhecer várias vertentes da televisão e do mundo que a rodeia de que não tinha conhecimento. Tudo o que rodeia um grande espetáculo, as pessoas que trabalham em diferentes sectores, todos extremamente necessários para prosseguir com o programa. Quanto há minha carreira, não sei dizer o que acho, mas o que espero é conseguir conciliar o meu dia-a-dia com uma carreira de sucesso, e ser reconhecida pelo trabalho que espero um dia vir a ter.

6-Tens tido muitos eventos? Qual é o teu feedback do percurso depois do Ídolos?
Tenho participado em alguns eventos. Tento ser seletiva, portanto não posso aceitar todos os convites, mas de uma maneira geral não me posso queixar. Depois do Ídolos, e isto aplica-se a todos os concorrentes, temos de mostrar o nosso valor fora do formato de atuação-avaliação do programa e passarmos a ser capazes de nós próprios, criarmos um espetáculo à nossa medida. Mas estou satisfeita com o que alcance, ou com quem alcancei, e espero vir um dia a ser reconhecida não apenas como "A miúda dos Ídolos".

Inês e Teresa em poucas palavras...
Uma Música...
Inês - Inês (Luisa Sobral e António Zambujo)
Teresa - Tom Waits - Fawn

Um Ídolo...
Inês - Papa João Paulo II
Teresa - A minha mãe.
Um Filme..
Inês - Black Swan
Teresa - Valerie and Her Week of Wonders

Um Destino...
Inês - África do Sul
Um Sonho...
Inês - Muitos filhos, cheios de caracóis!
Teresa - Poder fazer o que mais amo, sempre.

Um Actor...
Inês - Marion Cotillard
Teresa - Ryan Gosling (actor) e Charlotte Gainsbourg (actriz)

A companhia perfeita...
Inês - A minha melhor amiga

Um programa de televisão...
Teresa - Não vejo muito televisão, só séries - Dr. House, conta? (risos)
A Inês é...
complexa mas nunca opaca.

A Teresa é... difícil de deslindar. Eu própria procuro fazê-lo todos os dias - sem efeito, na maioria das vezes. (risos)



FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 24
Convidado: Teresa Queirós, Inês Herédia e Mariana Domingues
Produção: António Quelhas
Fantastic 2012

0 comentários