sexta-feira, 2 de novembro de 2012


Esta semana, no Fantastic Entrevista, estivemos à conversa com uma das caras da informação da SIC e da SIC Notícias, João Moleira. A carreira como jornalista, a vida para além do trabalho, o estado do nosso país ou os novos talentos no jornalismo são alguns dos assuntos em questão.

ENTREVISTA


1-Actualmente, muitos portugueses conhecem-no de conduzir, a maior parte das manhãs, a Edição da Manhã. Para si, conduzir a edição matinal, exige muito esforço? Que cuidados tem?
Exige o esforço adicional da hora a que a Edição da Manhã está no ar. Por isso tenho que acordar muito cedo e deitar igualmente cedo, com os sacrifícios que isso implica na vida pessoal. Quanto aos cuidados são os normais para a preparação de um produto televisivo. Tento documentar-me bem para as conversas que vou ter, com a antecedência possível, rever todos os textos e ler os jornais.


2-Como surgiu o seu gosto por comunicação social, ou melhor, jornalismo?

Foi desde cedo. Lembro-me que muitas das minhas brincadeiras já passavam por fazer jornais e programas de rádio em casa.

3-Como jornalista, conhece melhor do que ninguém o estado do país. Qual é a sua opinião?

Chegámos a um ponto em que os portugueses sentiram necessidade de dizer basta. Mas isso não é suficiente e é certo que, mesmo não sendo culpados, vamos ter todos que pagar pelo que foi feito. A recuperação vai ser mais lenta do que se esperava e vai acabar com a subsistência de muitas famílias. É com muita tristeza que olho à volta e vejo o actual estado de Portugal e as condições em que vivem os portugueses. Muitos estão a deixar o país e, para quem pode, parece-me a melhor solução.


4-Conte-nos mais sobre si. Quais são os seus hobbies?
Grande parte do meu dia, mesmo quando não estou na SIC, é dedicada ao trabalho a preparar as coisas para o dia seguinte. Mas faço o que toda a gente faz. Vou ao ginásio e faço desporto, passo tempo com a família e os amigos, leio, vou ao cinema, oiço música e, sempre que posso, viajo.

5-Intervém essencialmente na SIC Notícias mas, por vezes, conduz o Primeiro Jornal ou o Jornal da Noite. Gostaria de ir para a SIC Generalista, levando a cabo o Jornal da Noite ou o Primeiro Jornal?
Sempre que sou solicitado faço-o com todo o gosto. É um sinal de confiança no meu trabalho para conduzir um espaço para um auditório maior. Gostava, claro que gostava, mas não faço disso uma obsessão e também gosto muito do que faço.



6-Todos os jornalistas já cometeram algumas gaffes. Qual foi aquela que tem mais marcante?
Não sei. São já muitas horas em directo. É normal acontecerem algumas coisas, mas não me recordo de nenhuma em particular. Não vejo enganos ou palavras que custam a sair como gaffes. Gaffe é algo mais sério, uma falha, e essas são mais raras.

7-Ainda se lembra da primeira vez que apresentou um noticiário? Quais são as suas memórias?
Lembro. Foi no dia 15 de Setembro de 1999. Foi um momento em que tentei controlar os nervos. Era muito inexperiente e senti-me atirado às feras, mas isso fez-me crescer profissionalmente. Felizmente não tenho nenhum registo vídeo, porque acho que hoje não ia conseguir ver.


8- Dentro do jornalismo, ainda há algo que não tenha feito mas que gostasse imenso de fazer ou sente que os seus objectivos/sonhos jornalísticos foram atingidos?
Mal de mim se aos 34 anos já tivesse atingido tudo no jornalismo. Muito longe disso. Mas a verdade é que prefiro não traçar metas temporais, gosto mais que me sejam colocados os desafios e responder de acordo com as expectativas que são criadas.

9-Quais são os seus segredos jornalísticos?
Os meus segredos jornalísticos? Não sei se entendi a questão, mas se são segredos...

10-Para os jovens que têm o sonho de ser pivots, tem concelhos?
O primeiro conselho é gostarem de jornalismo e sentirem-se jornalistas. Ser pivot ou apresentador de noticiários não é profissão. É apenas uma das funções possíveis para o jornalista. E esse é o principio.

EM POUCAS PALAVRAS

Um momento... todos aqueles passados com as pessoas de quem gosto.
Uma pessoa... a minha mãe.
Um filme... "M. Butterfly"
Um sonho...  dar a volta ao mundo.
Um segredo... nunca se revela.
Um destino...Grécia.
O João é...  alguém que gostaria de ter como amigo.

FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 26
Convidado: João Moleira

Produção: António Quelhas
Fantastic 2012

1 comentário:

  1. É tudo muito bonito, mas a verdade é que outro dia perto da SIC este gajo ia à minha frente no seu carrinho e resolveu atirar pela janela um maço de tabaco vazio, que quase me acertava. Engraçado que depois aparece na tv todo lambidinho a querer dar ar de quem é um cidadão exemplar. Incrível como em pleno século XXI , ainda nos apareça pela frente gajos deste calibre. Sem educação nenhuma. Haja paciência.

    ResponderEliminar