domingo, 7 de abril de 2013

 

Na edição de hoje, estamos à conversa com João Fernando Ramos, jornalista da RTP que atualmente apresenta o espaço "24 Horas", no segundo canal. Natural da Lousã e apaixonado pelo Porto, já percorreu o mundo em reportagem e sonha atravessar o deserto ao volante de um todo-o-terreno.

ENTREVISTA

1-Era impossível não lhe questionar isto. O que acha sobre a privatização da RTP?
A RTP é uma instituição fundamental para os equilíbrios e a qualidade da democracia em Portugal. Acho que deve permanecer na esfera pública, mantendo a diversidade geográfica e afirmando ainda mais o seu papel regulador na educação, formação e informação dos portugueses.

2-Pensa que a privatização pode melhorar o trabalho da estação?
De todo. Acredito na capacidade de uma boa gestão, que deve ser pública. A RTP é de todos os portugueses. Não é por ser privado que se gere melhor.

http://www.movenoticias.com/cms2/uploads/JoaoFRamos_1.jpg

3-Estreou-se brevemente na RTP2 com um novo espaço informativo. Como vê esse espaço informativo? Pensa que irá trazer sucesso?
É um espaço que quer olhar para o dia que termina, mas essencialmente lançar aquele que está a começar. Procuramos ter um alinhamento verdadeiramente alternativo, com as notícias que mais interessam a quem nos segue na RTP2. Têm passado por aqui alguns dos protagonistas da atualidade e estamos a apostar num painel muito diversificado e plural de comentadores. Não queremos sempre as mesmas caras, com as mesmas opiniões. Estas duas semanas já mostraram que este caminho é possível e que pode ter sucesso. É ainda muito cedo, mas estamos muito satisfeitos com a reação a este novo conceito.

4-Fale-nos um pouco do seu percurso profissional.
Sou jornalista por opção e com muita paixão. Adoro fazer reportagem e nunca me conformo com o mais óbvio e simples. Já apresentei praticamente todos os espaços de informação da RTP, nos diversos caiais. Este 24 Horas é o regresso á RTP 2 onde apresentei o Jornal 2 há uns anitos.

http://16valvulas.files.wordpress.com/2009/11/joao-fernando-ramos-em-2007.jpg

5-Para além do jornalismo é um apaixonado pelo automobilismo. Como tem sido a sua experiência enquanto piloto de rali? Como consegue conciliar estas duas paixões?
Não é fácil. Estou a fazer apenas duas ou três provas por ano. O tempo não dá mesmo para tudo. Nos ralis a pressão é muito menor. É apenas o meu gozo pessoal. No Jornalismo temos que fazer todos os dias melhor e diferente.

6-Recorda-se da primeira vez que apresentou um telejornal?
Foram as notícias da manhã, num trabalho pioneiro da RTP Porto. 

http://www.novidadestv.com/wp-content/uploads/2013/02/fac9.jpg

7-Que conselhos pode dar aos jovens que sonham seguir a área de jornalismo?
Nunca desistir. Com trabalho, dedicação, talento e conhecimento, conseguimos sempre lá chegar. 

8-Sente-se realizado?
Sim. Tenho o privilégio de fazer aquilo de que gosto e estou a desenvolver um novo conceito num novo produto de informação. Gosto de safios e este é apenas mais um, que agarrei com a minha tradicional energia.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-Ldz1eULK2a7dkfFlF4dbGLqlaaybIFYaQUt_lNrJ3-PgRs59EfMwRjB4IB21oGWyJaKaCAFlHRvg7UshZbgpNtblfQYIeIShs_x742JTwcB5Mo7PPE3q_6DmpCN2dXMUWCsNjx7edP8/s1600/JFR.jpg
EM POUCAS PALAVRAS
Um filme... O Piano 
Uma pessoa... O meu Pai 
Um sonho... Praia com palmeiras até à água…quentinha 
Uma palavra... Paixão

FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 33
Convidado: João Fernando Ramos
Produção: António Quelhas
Fantastic 2013

0 comentários