sexta-feira, 28 de setembro de 2012

 
Na segunda entrevista da 3ª temporada do Fantastic Entrevista o nosso convidado é o Filipe Pinto. Estivemos à conversa com o cantor que fez sucesso e venceu a 3ª edição do Ídolos em Portugal. O percurso no Ídolos, a formação musical e o novo CD (Cerne), que foi lançado na passada segunda-feira, são alguns dos temas em questão. Saiba mais sobre este jovem talento.

ENTREVISTA  



1. Na primeira emissão do Ídolos 3 foi o rapaz que mais deu nas vistas, pois não queria continuar no programa, apesar dos vários elogios do júri. Porque começou a sua participação no programa com essa atitude?
Existia uma vontade interior por um lado, mas também um receio das consequências de quando aparecemos em TV. A minha decisão em continuar foi construída na altura em que estava diante do júri. Eu próprio fiquei surpreendido com as suas opiniões e aos poucos isso motivou -me nos desafios seguintes.

2. A verdade é que chegou à final, e de semana para semana o duelo entre o Filipe e a Diana vinha a ficar cada vez mais acesso. No fim, acabou por ganhar. Como foi competir com a Diana?
O grupo foi bastante bom, as conversas, a convivência. Talvez nem sequer houvesse uma competição bem assumida. A Diana foi uma parceira de grande valor e com quem tive privilégio de partilhar a final.

3. Apesar disso, sempre foi visto como o vencedor do programa, desde os primeiros momentos do casting. Em que altura começou a perceber que realmente tinha todas as hipóteses de chegar à final?
A construção de vencedor, foi traduzida por alguns órgãos de comunicação...Confesso que para mim o tempo corria à velocidade da luz e não me via a pensar muito nessa circunstância, mas sim gala a gala.


4. A gala final onde venceu o programa foi a mais vista das finais das 5 edições. Aliás, acabou por ser a edição mais vista do Ídolos em Portugal. Foi importante esta visibilidade acrescida? A que acha que se deve o maior interesse na edição em que participou?
Relembro que as edições anteriores tinham acontecido já há algum tempo e é natural as pessoas estarem com mais expectativa ao programa voltar...Além de que havia muitas experiências cómicas e muita animação...


5. Porque é que acha que a 5ª edição do ídolos não resultou tão bem em termos de audiências, apesar do novo cenário e novo júri? Acha que o formato deveria voltar?
Talvez a justificação que encontre seja o tempo de espera entre programas, que têm um intervalo de um ano ou menos até, e isso talvez estimule menos o público a assistir!

6. Voltaria a participar no Ídolos? Que balanço faz do concurso?
O saldo é extremamente positivo. Sinto que alterei o meu percurso de vida, em que iria investir nas árvores e no património florestal. Hoje estou a investir na música e na divulgação do trabalho de temas originais...=) 



7. No meio de todo o trabalho, onde ficou a Engenharia Florestal?
Curso concluído e em modo de actualização de conhecimentos. Uma vez por outra, procuro fazer alguns cursos para me manter informado, mas para já com a mente dedicada à música.

8. "Cerne" é o seu primeiro trabalho, lançado a 24 de Setembro, e cerca de 2 anos depois de se ter sagrado o ídolo dos portugueses. Como foram os meses que passaram entre a vitória e o lançamento do disco?
A viver em Londres, a estudar música e dedicado ao trabalho de pré-produção e produção do disco que será lançado a mercado no dia 24 setembro. Muito ansioso, mas feliz!


9. Ainda antes do lançamento do disco, já o tema “Insónia” fazia sucesso na novela Dancin' Days, da SIC. Acompanha a história? Que importância tem os temas nacionais passarem diariamente no ecrã dos portugueses?
A importância dá-se no ponto de vista de ser outro meio de divulgação do trabalho de um autor/compositor. É um acompanhamento que deve ser seguido quer pelos músicos, quer pelos produtores de televisão. E eu cumpro esse papel!

10. O que podemos esperar de "Cerne". Pode falar-nos um pouco mais acerca deste trabalho?
Reúne experiências, percursos e emoções vividas e partilhadas pelas pessoas...Acima de tudo o disco vai buscar algumas das minhas influências musicais em ambiente de guitarras acústicas, cordas e alguns temas de explosão.


Resposta Rápida



Uma música... Difícil, não consigo essa especificação.
Um ídolo... Aprecio o trabalho feito por Zeca Afonso.  
Um filme... Into the Wild
Um destino... Portugal
Um sonho... Continuar a tocar ao vivo =)
A companhia perfeita... Segredo =)
O "Cerne"... 1º disco de originais Filipe Pinto disponível desde de 24 setembro de 2012!
O Filipe é... Uma pessoa com vontade de aprender mais e conhecer novas experiências!


FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 21
Convidado: Filipe Pinto
Produção: André e António
Fantastic 2012

0 comentários