sexta-feira, 23 de novembro de 2012


 Esta semana estamos à conversa com a atriz Lídia Franco, que teve como último trabalho em televisão a participação na novela 'Rosa Fogo' na SIC. A atriz começou a sua carreira artística como bailarina e mais tarde experimentou a representação. A carreira, a família, o teatro e o cinema são alguns dos assuntos em debate.

Entrevista

1 - Começou a sua carreira artística pela dança, mais propriamente como bailarina ballet. Era um sonho de criança?
Sim, desde muito pequenina que sempre soube o que queria ser e passava o tempo a cantar, dançar, representar, encenar: em casa, em casa dos vizinhos, dos amigos, nas festas do Colégio, nos aniversários dos amigos e até na antiga Emissora Nacional onde a minha avó, a escritora Alice Ogando dirigia o Teatro Radiofónico. Quando era preciso uma voz de criança a minha avó por vezes chamava-me e lá ia eu representar a filha da Eunice Munoz ou de outros grandes actores daquele tempo!

2 - Cinema, televisão e teatro... Já experimentou todas as vertentes da representação. Acha que o teatro tem de ser a base de um ator?
O Teatro é a Arte do Actor assim como o Cinema é a Arte do Realizador  e a televisão é mais uma Industria onde por vezes se consegue introduzir um pouco de Arte.

3 - O que acha que falta para o público estar mais recetivo e ir mais ao teatro?
Falta um País! As pessoas não podem gostar daquilo que não conhecem! Por outro lado se uma pessoa vai pela primeira vez ao Teatro e tem a sorte de assistir a um Bom Espectáculo vai querer e sentir a necessidade de voltar. Na verdade não me posso queixar pois de há alguns anos para cá que faço regularmente Teatro e sempre com muito muito publico!

4 - E o cinema? Será possível um dia Portugal ter uma indústria de cinema, tal como acontece hoje com a ficção televisiva?
Quando Holwyood quis investir no Cinema em Portugal,Salazar não permitu! É mais isso que lhe devemos!

5 - Recuando um pouco... Como recorda os tempos de Casino Royal, O Tal Canal, Hermanias e Humor de Perdição? E quais as principais diferenças entre a televisão de hoje e de essa altura?
Recordo esses tempos com muita Ternura. Pessoalmente e como Actriz espero ter evoluido e continuar sempre a evoluir. Como espectadora, a TV de hoje tem mais opções claro sobretudo a nivel de Informação.. E como dizia o Herman: "É COMO OS INTERRUPTORES:UMAS VEZES PARA CIMA E OUTRAS VEZES PARA BAIXO".

6 - Protagonizou na TVI "Nunca Digas Adeus". Este foi um dos trabalhos mais marcantes da sua carreira em televisão, ou destacaria outros produtos?
Em Televisão destaco os Trabalhos que fiz com o Herman e com o Walter Avancini com o qual fiz "A Banqueira do Povo"em Portugal e "Xica da Silva"
no Brasil

7 - Por falar em telenovelas, recentemente participou em Rosa Fogo, onde aliou a dança à representação. Para além disso, interpretou uma personagem que sofria de Alzheimer. Como correu esta experiência?

Gostei de fazer a Teresa da "Rosa Fogo" uma mulher com Alzheimer  o que me obrigou a uma maior preparação e consequentemente a um maior prazer no meu Trabalho.Como fui mesmo Bailarina consigo "fazer de conta" que danso mal que era o que se pretendia nesta Novela.

8 - Como vê a nomeação de Rosa Fogo para a categoria de melhor novela nos Emmy Internacionais?
Não estou bem a par dessa noticia que de facto lí numa Revista.

9 - O que lhe parece este reconhecimento internacional das nossas produções, tendo ainda em conta que Remédio Santo da TVI também está nomeada e que Meu Amor, do mesmo autor, já tinha ganho o prémio em 2010?

É Bom

 10 - Já ganhou vários prémios e conta já com mais de 50 anos de carreira. Que balanço faz de mais de meio século a representar? O que lhe falta fazer?
Um Actor é como uma criança pequena no sentido em que está sempre a começar! Sinto que com o muito Trabalho que é sempre imprescindivel, cheguei até ao ponto de continuar a "Começar".

11 - Já tem projetos agendados?
Tenho sempre Projectos. Estou sempre à procura de Bons Textos. Além disso continuo em Digressão com o Maravilhoso Monólogo de Eric-Emmanuel Schmitt "Óscar e a Senhora Cor de Rosa" e também continuo a dar Aulas de Teatro e no próximo ano será Editada a Tradução que juntamente com Ivone Moura fiz desse Maravilhoso Monólogo.


EM POUCAS PALAVRAS...

Uma pessoa fundamental na sua vida? O meu marido
Uma referência?  O meu Pai
Um ator/atriz? Meryl Streep
Um ídolo? Não sei o que é
Um filme? "Blade Runner"
Um momento na carreira? O actual
Uma máxima de vida? Viver cada dia como se fosse o primeiro!
Uma companhia perfeita? (parte da) família
A Lídia Franco é... Actriz

FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 29
Convidada: Lídia Franco
Produção: André
Fantastic 2012

0 comentários